sem cerimônia
Wednesday, March 12, 2008
  Me larga! Separar-se para crescer

Marcelo Rufo é um psiquiatra infantil com larga experiência. Tanta prática no atendimento de filhos dos outros se tornou matéria prima para um livro interessantíssimo sobre o tema separação. O nome do livro é Me larga! Separar-se para crescer, lançamento da livraria Martins Fontes editora. Marcelo Rufo apresenta a vida como uma sucessão de separações, mostrando que se separar de algo faz parte inerente do processo de crescimento. Mas a condição fundamental para a separação é a existência prévia de um vínculo forte primeiro, um estado de fusão entre mãe e bebê, de onde resulta o apoio necessário para o processo de desenvolvimento. Os cuidados maternos nas primeira semanas de vida são fundamentais para o bebê adquirir a capacidade de entrar em contato com outras pessoas. E a segurança proveniente da relação estabelecida com a mãe nos primeiros meses será determinante para a futura conquista da autonomia. Caso contrário, em vez de se abrir para o exterior, a criança será insegura e voltada para si, seu aparelho mental não servirá para entrar em contato com o mundo e sim para remoer os próprios pensamentos.
Porém, se num primeiro momento é preciso um fusão, num segundo momento é preciso acabar com ela. O pai é o primeiro aliado nessa tarefa, interpondo-se na relação. Daí para a frente a tarefa é aprender a aplaudir cada tentativa de independência. A oposição, a rebelião não são provas de desamor, mas sinais de evolução e maturação. Os pais devem funcionar como rampas de lançamento para ajudar os filhos a alçar vôo. Assim terão desempenhado bem seu papel.
Pois é, pais, não é fácil. Mas esse desfilar de casos contados por Marcelo Rufo, é uma boa forma de entender um pouco mais sobre o assunto. Especialmente para mães com dificuldade de se separar dos filhos

Só para lembrar. O título do livro é Me larga! Separar-se para crescer. O autor é Marcel Rufo. Um lançamento da livraria Martins Fontes editora.
 
Comments: Post a Comment



<< Home

ARCHIVES
July 2005 / July 2006 / March 2008 /


Powered by Blogger